- Desejo dos reis absolutistas europeus em enriquecer às custas das colônias americanas.
- Medidas mercantilistas:
- Monopólio comercial.
- Criação de leis e impostos.
- Nomeação de funcionários coloniais.
SISTEMA COLONIAL EM CRISE
- Século XVIII, crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial.
- Sistema colonial.
- Duras críticas a esse sistema de privilégios.
- Colonos desejavam comercializar livremente com outros países.
- Revolução Francesa.
- Independência da América do Norte.
- Ideias iluministas.
- Desejo da Inglaterra em ampliar sua área de influência comercial.
OPRESSÃO NA AMÉRICA ESPANHOLA
- Opressão espanhola se intensifica no final do século XVIII.
- Aumento dos impostos para financiamento de guerras.
- Proibição para a instalação de manufaturas têxteis.
- Tensa convivência social.
- Chapetones.
- Criollos.
- Mestiços.
- Privilégios dos Chapetones que ocupavam os principais cargos do governo, no Exército e na Igreja.
- Ideais iluministas influenciam revoltas pela emancipação, lideradas por africanos escravizados e mestiços.
A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- Situada nas Antilhas (Ilha de São Domingos)
- Colonizada por franceses.
- Grandes fazendas escravistas produtoras (plantations).
- Gêneros tropicais (açúcar, algodão e fumo).
- Exportação de gêneros torna São Domingos a mais rica das colônias francesas.
- Elite branca desfruta de privilégios e luxo.
- Maioria negra (escravizada), cerca de 80% da população, morriam aos milhares em consequência da fome e de péssimas condições de vida.
- 1791 escravos (liderados por Toussaint L'Ouverture) iniciam um dos maiores levantes ocorridos na América (população branca praticamente dizimada).
- 1802 Napoleão Bonaparte envia o exército francês para conter a revolta.
- 1804, sob o lema "Liberdade ou morte!" o rebeldes vencem os franceses e proclamam a independência do agora Haiti.
LUTAS SOCIAIS NO PERU
- Indígenas e mestiços do México e do Peru queriam o fim do trabalho forçado (mita e encomienda) e dos altos impostos e a discriminação.
- No final do século XVIII, José Gabriel, descendente Inca, conhecido como Tupac Amaru lidera uma revolta contra essa situação.
- A revolta de Tupac Amaru foi um movimento popular que contou com aproximadamente 50 mil pessoas (indígenas, mestiços e criollos).
- Após diversas vitórias em várias regiões do vice-Reinado do Peru, Tupac Amaru é preso, degolado e esquartejado.
- Porém a semente já havia sido plantada.
LUTA PELA TERRA NO MÉXICO
- No México a luta é sobretudo por terra para plantar.
- Independência com divisão da terra entre os pobres.
- Camponeses mexicanos lutaram sob a liderança do Pe. Miguel Hidalgo e Pe. José Maria Morelos.
- Apesar de vitoriosos em diversas batalhas e de conquistarem diversas cidades, os rebeldes acabaram derrotados.
- Hidalgo foi fuzilado por ordem dos criollos e chapetones que temiam a perda de seus privilégios.
NAPOLEÃO E A AMÉRICA ESPANHOLA
- Aproveitando-se da mobilização espanhola contra a invasão de seu território, na América espanhola espalham-se as Juntas Governativas.
- Algumas juntas iniciam movimentos pela independência.
- Após a derrota de Napoleão, o rei da Espanha retornando ao trono tenta evitar as emancipações.
- Apesar da repressão, lentamente as colônias vão conquistando sua "liberdade".
A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
- Aproveitando-se do acordo firmado com as autoridades espanholas para o combate aos movimentos camponeses, Augustin Itúrbide faz um trato (que nunca cumpriu) com os camponeses proclama a independência e sagra-se imperador em 1821.
- Dois anos depois a elite criolla do México derruba o imperador e proclama a república.
AMÉRICA DO SUL
- José San Martín e seu exército de libertação, com um total de aproximadamente 4 mil soldados inciam os movimentos por libertação:
- Argentina (1816)
- Chile (1818)
- Peru (1821)
- Outro exército de libertação liderado por Simón Bolívar vence as forças espanholas libertando:
- Colômbia (1819)
- Venezuela (1819)
- Equador (1822)
- Bolívia (1825)
- Vale lembrar que os processos revoltosos que culminaram com a "independência" da América espanhola tiveram o "apoio" da Inglaterra. Esse apoio surge muito mais do interesse em expandir o mercado dos produtos manufaturados ingleses do que com a preocupação com a exploração da população das colônias.
ja pegei o resumo pra aula de amanhã
ResponderExcluirajudouu muitoo no neu trabalhoo
ResponderExcluirnossa minha prof de hist so da aula com base no su site valeu da pra intender tudo
ResponderExcluirpeguei aqui tambem sou do IEMG :) MUITO BOM
ResponderExcluirSou do IEMG KKKKKK
Excluirnossa e super resumido...vou derramar lagrimas...
ResponderExcluirTambém peguei e sou do IEMG, adorei o resumo
ResponderExcluirBom sou do IEMG tbém so presisa ter mais paragrfos juntos assim da mt na cara mais ajudo mt aki
ResponderExcluirVlws'
muito bom vai minha ajudar a tira
ResponderExcluir10 na prova
GOSTEI
ResponderExcluirProva amanhã , vai ajudar bastante !
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirnao entendi nada
ResponderExcluirAdorei o resumo,ainda mais feito pelo meu ex-professor de historia
ResponderExcluirMuito bom! Muito grande também :D Mas, está dez vzs menor do q o texto do meu livro... Então está ótimo '-' ;)
ResponderExcluirmuito bom . está de parabéns.
ResponderExcluirnao deu pra entender
ResponderExcluirnada
muito bom
ResponderExcluirMaravilhoso!!!!
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