sábado, 20 de agosto de 2011

COMENTÁRIO DAS ATIVIDADES DO CAPÍTULO 11

O socialismo real: China, Vietnã e América Latina

1ª) Revolta dos Boxers - revolta camponesa contra a dominação estrangeira que contou, inclusive, com a participação da corte chinesa.

2ª)
a) Realizou-se por meio de intelectuais que traduziram para o chinês as obras de Marx e Engels.
b) Partido Comunista Chinês (PCCh), liderado por Mao Tsé-tung.
c) Guerra civil (1927/1949) entre Nacionalistas e Comunistas e Guerra contra o Japão (1937/1945).
d) Guerra de guerrilhas através das forças denominadas EPL (Exército Popular de Libertação), liderados por Mao Tsé-tung, proclamam em Pequim a República Democrática da China, regime de orientação socialista.

3ª) 
a) O Grande Salta para a Frente foi um plano de desenvolvimento que pretendia fazer da China, no período de 15 anos um país tão desenvolvido como a Inglaterra daquela época.
b) Desorganização política: a economia desorganizou-se, ocorreu escassez de alimentos e a fome matou milhões de pessoas.

4ª)
a) O cartaz mostra chineses com o Livro vermelho nas mãos.  Mao Tsé-tung aparece em destaque ao fundo.
b) Ele está relacionado à Revolução Cultural chinesa, iniciada por Mao em 1966.
c) Combater os que se posicionavam contra os ideais da Revolução de 1949, "reeducar" o povo, divulgar os ensinamento de Mao e eliminar todos os inimigos do governo.
d) Transmite uma versão positiva, é um cartaz de propaganda da Revolução Cultural.

5ª)
a) Sim, pois são fontes históricas complementares.  (O objetivo é levar você, aluno, a se familiarizar com um procedimento do ofício do historiador, que é o de cruzar fontes, para construir assim uma versão da História).
b) Vietcongues: membros do exército guerrilheiro do Sul do Vietnã.  Napalm: substância química que cola na pele, queimando-a sem parar; o napalm causava também incêndios nas florestas.
c) Ela usa seu depoimento para evidenciar como as guerras são terríveis para as crianças.

6ª)
a) Percebe-se uma participação crescente dos militares norte-americanos na guerra do Vietnã; o número de mortos e feridos também cresceu assustadoramente em 4 anos.
b) Conforme foi crescendo o número de mortos, intensificavam-se os movimentos populares contrários à guerra.  As imagens, mostradas em tempo real, também contribuíram para sensibilizar a opinião pública, que passou a pressionar o governo dos EUA para que se retirassem do Vietnã.

7ª)
a) A riqueza da ilha concentrava-se nas mãos de poucos, enquanto a maioria da população cubana vivia em condições sub-humanas.
b) Guerra de guerrilhas; Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos.
c) Reforma agrária / redução nos aluguéis residenciais / nacionalização de bancos, refinaria de petróleo, etc.
d) União Soviética (URSS).
e) Rompimento de relações diplomáticas com Cuba / bloqueio econômico e político a Cuba desde 1962.

8ª) Resposta pessoal.  Mas espera-se que a habilidade de contextualizar, uma das habilidades mais importantes para o estudo da História.  O aluno pode citar a crise dos mísseis que pode ser melhor compreendida à luz da Guerra Fria.

O TEXTO COMO FONTE

1ª) Entre 1998 e 2008, alavancada pela indústria, a China apresentou taxas de crescimento econômico superiores a 10%.  Esse crescimento industrial elevou a queima de combustíveis fósseis por indústrias e automóveis, elevando os níveis de gases que interferem no efeito estufa, que é uma das causas do aquecimento global.

2ª) Segundo o texto, 70% dos rios e lagos da China estão poluídos.  Não tendo recursos para comprar água tratada, a população rural chinesa consome água poluída, o que certamente contribui para elevar os índices de mortalidade por asma e outras doenças respiratórias.

3ª) 
a) O texto informa que o carro é hoje o "sonho da classe média chinesa", ao mesmo tempo a indústria automobilística se tornou uma importante pagadora de impostos e uma força econômica do país.  A frota de carros vem crescendo ano a ano e, consequentemente, a queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo, que poluem o ar.
b) Como avanços no enfrentamento da questão ambiental, o texto registra: a lei que obriga que 10% da energia da China vem de fontes renováveis; a eficiência dos combustíveis usados nos carros novos chineses.

4ª) Pessoal.  O objetivo e a sensibilização para a questão do aquecimento global e estimular a sua participação crítica.

3 comentários:

  1. Como eu pensava que os alunos não sabiam que tem essa resposta do cap. 11 mesmo igual atividade o que eu fiz. Mas, até eu mesmo fiquei sabendo e o que tinha e encontrei. Parabéns para vc como a sabedoria e que aprende muito mais do que isso é BOM sobre a História. Campo Grande M.S, 16 anos. 9º ano. ;D

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tenho 16 anos, porque reprovei 2º série e fui de novo e passei 4º série, mas depois anos seguinte fui ótima aluna que consegui passar até agora estou indo bem tbm sobre o boletim. E eu sou audição, mas eu falo muito, eu ouso pouco do lado direito e eu uso aparelho e não escuto do lado esquerdo muito profundo. Eu faço em libras, e agora tenho interprete. :D Campo Grande, 16 anos. 9º ano. Femenino. ;D

    ResponderExcluir